Itaú Cultura

ITAÚ CULTURAL

Memória da Censura no Cinema Brasileiro criou, em 2005, o primeiro sítio de internet a disponibilizar gratuitamente documentos sobre a censura no cinema, inéditos e de domínio público. Contando com o apoio do Rumos Itaú Cultural – programa criado em 1997 e que já viabilizou mais de mil projetos de artistas e pesquisadores de todos os estados do país – o projeto acrescentou à base de dados, através de pesquisa e indexação de materiais pertencentes ao Arquivo Nacional, cerca de 6 mil documentos sobre 201 filmes, elevando o total de documentos disponibilizados para 20 mil.

Aberta às mais diversas áreas de expressão e investigação – bem como às suas possíveis intersecções –, a edição 2013-2014 do programa Rumos selecionou 101 iniciativas. E a questão da memória, central no desenvolvimento deste site, está na base de muitas delas.

A preservação da memória artística e cultural do país também move o instituto em outras frentes de atuação. Com mais de 6 mil verbetes, a Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras [http://enciclopedia.itaucultural.org.br] disponibiliza textos, fotos e conteúdos audiovisuais sobre criadores, obras e movimentos das artes visuais, da dança, da música, do cinema, do teatro e da literatura. E o programa Ocupação [http://itaucultural.org.br/ocupacao], por sua vez, realiza exposições e publicações – impressas e on-line – ligadas à trajetória e ao processo criativo de figuras fundamentais das mais variadas áreas.

Itaú Cultural

RECORDAR PRODUÇÕES 2015